quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Tarte tatin de Pêssego e Alecrim


A tarte tatin é uma sobremesa tipicamente francesa inventada pelas irmãs Stéphanie e Caroline Tatin.
Esta tarte tatin foi a sobremesa de um almoço agradável passado em família e para os mais gulosos foi servida com uma bola de gelado.
Tive que improvisar um pouco na preparação da tarte porque não tinha uma frigideira muito grande e as que tinha nenhuma podia ir ao forno. Resultado, tive que usar menos pêssegos e passar a tarte da frigideira para uma tarteira para poder ir ao forno. Como devem imaginar não foi um cenário bonito com os sucos todos a entornar por todo o lado, portanto rapidamente comprei uma frigideira que pode ir ao forno.

Ingredientes:
*1 pacote de massa folhada de forma redonda (já pronta a usar)
*6 pêssegos grandes (ou mais dependendo do tamanho da frigideira)
*3 colh. de sopa de mel
*1 ramo pequeno de alecrim
*2 colh. de sopa de manteiga
*4 colh. sopa de açúcar

Preparação:
Descascar os pêssegos e cortá-los ao meio de forma a poder tirar o caroço cuidadosamente. Numa frigideira que possa ir ao forno e bastante larga colocar a manteiga, o açúcar, o mel e os raminhos do alecrim, reservando alguns para enfeitar no final. Juntar os pêssegos com a parte redonda para baixo e levar a lume brando cerca de 10 minutos ou até se formar um caramelo e os pêssegos começarem a cozer. Retirar do lume e reservar para poder cobrir com a massa folhada.
Desenrole a massa folhada e cubra a frigideira dobrando as extremidades para dentro da frigideira. No centro da massa folhada abrir um pequeno buraco para o vapor poder sair durante a cozedura. Colocar a tarte no forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 30 minutos. A massa deve ficar dourada e estaladiça.
Retirar do forno e deixar repousar uns minutos antes de a virar para o prato onde vai servir. Coloque no fim os restantes ramos de alecrim que reservou anteriormente.

Bom Apetite!


Sem comentários:

Enviar um comentário